6 Benefícios de manter atividade física regularmente

6 beneficios de manter atividade fisica regularmente

O campo científico deixa claro que a atividade física promove muitos benefícios. No entanto, não basta que seja feita esporadicamente. É preciso que haja uma certa frequência, pois apenas dessa maneira se pode desfrutar de uma maior qualidade de vida, em qualquer idade.

O principal beneficiado, ao realizarmos, exercícios físicos regularmente é o coração. Todavia, mais do que a região cardíaca, outros benefícios são conquistados, quando bem praticado. Então, com a finalidade de mostrar o quanto que se possa ganhar com as atividades físicas, selecionamos as seis principais:

1 # Defesa contra doenças cardiovasculares

Quem se exercita reduz drasticamente as chances de sofrer de doenças cardiovasculares. Esse tipo de patologia atinge pessoas de todas as idades e sexos, ficando imunes apenas aqueles que mantêm atividade física regularmente. O motivo para que esse perfil de pessoas não esteja comprometido se dá pelos seguintes aspectos:

  • Diminuição dos fatores de riscos;
  • Diminuição de derrame;
  • Melhor condição cardiovascular.

2 # Prevenção de doenças metabólicas

O metabolismo está ligado ao processo de gasto e ganho de energia celular, por meio da glicose. Esse processo ocorre ao realizarmos atividades, sendo elas de grande esforço ou não. Pessoas que realizam exercícios físicos se previnem contra os seguintes tipos de patologias:

  • Síndrome metabólica;
  • Diabetes tipo II;

 3 # Benefícios respiratórios

Enfermidades incuráveis como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) podem ter seus sintomas reduzidos, desde que a prática de exercícios físicos, com orientação médica, seja realizada através de acompanhamento profissional de pessoas da área de educação física.

Quem pratica regularmente exercícios físicos, reduz tanto mais os problemas resultantes do DPOC quanto de asmas pelo que se evidenciou em estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Toronto.

4 # Exercício físico para quem quer parar com o cigarro

Quem já tentou parar de fumar várias vezes e não conseguiu foi porque não praticava exercícios físicos regularmente. Para esse perfil, porém, fundamental mesmo é manter a disciplina para não desistir, pois no iniciou é difícil, devido à falta de hábito.

Com isso, depois de um período, a capacidade cardiorrespiratória, um dos mais danificados com o vício, passa a se restabelecer, proporcionando para o ex-fumante maior sensação de alívio e bem-estar.

5 # Redução nas chances de no futuro ter Alzheimer

Um dos maiores problemas brasileiro é a doença de Alzheimer, que atinge milhares de pessoas da terceira idade. Para reduzir as chances de ser acometido por essa patologia, o indicado é que exercícios físicos sejam feitos com frequência, pois assim a probabilidade se ser afetado por ela em função da idade diminui.

6 # Prevenção contra o câncer

Para alguns tipos de câncer, o maior benefício na prática de exercícios é a redução desses males. Entre os que possivelmente podem ser prevenidos há os seguintes:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de cólon;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de útero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *