Como manter o corpo saudável se alimentando bem

como manter o corpo saudavel se alimentando bem

O melhor da vida é poder comer bem e com qualidade, sem comprometer a saúde, não é mesmo? Muitos acham que não é possível comer o que gostamos e manter o corpo devidamente saudável. Porém, é possível fazer as duas coisas que é manter o corpo em forma sem que os nossos alimentos favoritos tenham que sair do cardápio, e mostraremos como.

Constantemente muitos se preocupam mais com a condição física, imaginando que a causa do sobrepeso seja a genética. No entanto, um dos principais motivos está nos exageros na hora de se alimentar, pois muitos dos produtos que consumimos já estão com concentrações elevadas de gorduras, açúcar etc e quando comidos em excesso apenas turbinam os danos.

Além da saúde física, uma boa alimentação proporciona para o indivíduo os seguintes benefícios:

  • Diminuição de estresse;
  • Redução de ansiedade;
  • Menor irritabilidade.

Disciplina alimentar e corpo saudável

Para que o corpo seja mantido com a saúde adequada é preciso que o corpo esteja disciplinado a recompor as energias por meio da alimentação em horários específicos, que devem ser seguidos sagradamente, a fim de evitar doenças relacionadas com o excesso de comida, por comer constantemente, tais como:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Doenças gastrointestinais.

Determinar os horários adequados de cada refeição é o melhor caminho para comer bem sem ter que deixar a boa forma corporal de lado. Entre as principais alimentações, para que o corpo não acumule gordura pela falta de comida, também se recomenda consumir lanches leves.

Como aproveitar os melhores alimentos?

Ninguém precisa ficar sem comer o que gosta. Todavia, deve-se ser prudente para não se exceder. Caso aconteça de os limites serem ultrapassados, o melhor é evitar mais deslizes pelos próximos dias, comendo um pouco menos para que o corpo se recupere dos momentos de indisciplina.

O segredo está na substituição

Para muitos dos alimentos que gostamos de comer, algumas mudanças ou até mesmo substituições podem ser feitas, para que possam ser bastante aproveitadas e não causem problemas em nosso corpo.

Imagine que seja difícil de abrir mão do atum na hora de refeição da tarde. Ao invés de ter que consumir o atum contido em óleo, o que pode ser feito é trocá-lo pelo que fica na água. É um gesto simples de substituição que, por sua vez, proporciona maior aproveitamento e menor dano à condição física.

Outra dica é evitar sucos industrializados para consumir os naturais que, além de terem mais nutrientes para manter o corpo saudável, são menos prejudiciais por não conterem os mesmos componentes encontrados naqueles que foram fabricados industrialmente.

Quem não abre mão do queijo, por exemplo, pode substituir o tipo gorduroso por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, que são menos prejudiciais para o corpo e podem ser consumidos em maior quantidade, se comparado com o outro que mesmo consumindo menos causa mais danos.

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