Como usar a creatina com eficiência

como usar a creatina com eficiencia

Uma das grandes tendências entre quem pratica exercícios e principalmente por quem deseja conquistar um corpo definido é o uso de suplementos que prometem potencializar e até mesmo acelerar os resultados dos exercícios.

Apesar de o whey protein ser o mais conhecido entre eles, existe uma série de outros suplementos disponíveis no mercado que podem até mesmo conceder resultados maiores e melhores.

E outro suplemento bastante conhecido e consumido no mundo fitness é a creatina. Isso porque ela apresenta resultados satisfatórios para uma série de pessoas. E é para que você saiba mais sobre esse suplemento e também para aprender a utilizá-lo com eficiência que reunimos aqui uma série de informações sobre a creatina.

O que é a creatina

A creatina é um suplemento que é formado por uma substância composta por um conjunto de três aminoácidos. São eles a arginina, a glicina e a metionina. A creatina é originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas e pode ser encontrada em alimentos, como carnes vermelhas e peixes. Porém, nos alimentos ela é encontrada sempre em pequenas proporções.

Para se ter uma ideia, a quantidade de creatina presente nos alimentos é tão pequena que, para conseguir obter a dose diária da substância – 5 g – seria preciso consumir um quilo de carne.

Como tomar

A creatina é um suplemento que deve ser tomado todos os dias, inclusive naqueles em que você não vai treinar. Isso porque a creatina tem um funcionamento diferente no organismo. Ela é diferente da cafeína, por exemplo, que tem efeito imediato, ou seja, logo após que você consome a substância.

A creatina é um suplemento de efeito cumulativo, ou seja, a dose que você tomar em um determinado dia não vai influenciar em nada no treino que você faça nesse mesmo dia, mas sim em treinos posteriores.

Porém, para contornar isso, estudos já comprovaram que quando carboidratos são ingeridos em conjunto com a creatina, a substância passa a ser muito melhor absorvida pelo corpo. Isso acontece porque a insulina é dona de um papel importante no transporte da creatina até as células musculares.

Por causa disso, é recomendado que o uso da creatina seja conciliado com o uso de suplementos que fornecem carboidratos para o corpo, como a maltodextrina ou até mesmo o whey protein, que é uma espécie de proteína.

Os principais benefícios da creatina no organismo são os seguintes. Há a melhora de uma série de processos metabólicos que ocorrem no corpo em quem toma a creatina, o que consequentemente faz com que a pessoa tenha mais força e também mais resistência na hora treinar.

E é exatamente por isso que a creatina é consumida não apenas por praticantes comuns de atividades físicas, como também por atletas de alto desempenho, como nadadores e corredores.

Sem dúvida, para o aconselhamento específico para o seu caso, a melhor opção é procurar um nutricionista esportivo para verificar as doses do suplemento que você deve tomar diariamente.

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