Musculação e sua importância no emagrecimento

musculacao e sua importancia no emagrecimento

Você acha que a musculação pode ajudar ou atrapalhar em querer emagrecer? Na verdade, o que ela faz é reduzir a concentração de gorduras e ajuda a aumentar a massa muscular. Ou seja, os efeitos benéficos são múltiplos. O que se observa, porém, é que em alguns casos o resultado não é percebido na balança, já que não há perda de peso.

Emagrecer é o mesmo que perder peso?

O emagrecimento nem sempre leva alguém a querer somente perder peso. Mais do que isso, esses tipos de pessoas pensam não em apenas perder as gordurinhas a mais, como também possuir uma definição melhor para suas condições físicas. Em outras palavras, nem sempre ficar magro remete a ter menos quilocalorias na hora de colocar os pés na balança.

Para os processos de emagrecimento há dois resultados, entre os muitos caminhos percorridos: a pessoa pode optar por emagrecer, com base em dietas nutricionais, ficando, assim, flácida e fraquinha; ou pode fazer dos exercícios de musculação a diretriz para alcançar os seguintes objetivos, que são:

  • Beleza;
  • Força;
  • Disposição.

Vantagens da musculação para emagrecer

Imagine que duas pessoas querem perder peso. Porém, cada uma delas decide escolher uma modalidade para tal fim. Assim, uma optou por fazer exercícios aeróbicos, enquanto a outra quis a musculação para emagrecer.

O que ficará na vantagem é aquela que faz a musculação, sobre a que realiza os exercícios aeróbicos, em termos de tempo. A ideia é a seguinte: para cada 1 hora de caminhada, são queimadas de 200 a 300 kcal de gordura. Em relação à musculação, a mesma quantidade será eliminada, porém com meia-hora a menos.

A economia de tempo, para os dias de hoje, é fundamental, fazendo com que até mesmo em situações em que ganhar 30 minutos é muito melhor do que perdê-lo, não é mesmo?

Qual a importância da aceleração do metabolismo para emagrecer?

Uma das características fundamentais de quem faz musculação é a aceleração do metabolismo, visto que esse fenômeno ocorre com frequência. Não é por menos, afinal de contas, que exigir do corpo fisicamente promove gastos de energia. Então, como mecanismo de defesa, ele vai buscar mais energia através das células. É aí onde está todo o processo de metabolização.

Há um trabalho de transformações contínuas nos períodos de musculação, que é a de fazer com que as gorduras acumuladas nas células sejam transformadas em energia de reposição para os músculos.

Todo o mecanismo de metabolização contribui para a pessoa ganhar definição muscular e também para perder peso excessivo. Entretanto, recomenda-se que um profissional seja consultado, para que uma lista de exercícios para emagrecer seja elaborada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *