O ácido fólico como aliado contra a anemia

o acido folico como aliado contra a anemia

A anemia é uma das doenças mais comuns encontradas, ela pode acometer desde crianças até adultos e pessoas de mais idade. A anemia é a carência de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. O seu tratamento pode ser considerado bastante simples, principalmente quando usamos o ácido fólico como aliado contra a anemia.

Como saber se estou com anemia?

Entre os principais sintomas da anemia estão a fadiga, palpitação, sensação de estar sufocando, pele mais pálida do que o normal, zumbido nos ouvidos, dor de cabeça aguda, vertigem. Em alguns casos de anemia mais severa os sintomas podem incluir hemorragias, esse pode ser o sintoma mais grave da anemia e requer cuidado e tratamento imediato.

O diagnóstico de anemia deve ser feito por um médico mediante a realização de alguns exames, uma vez que os principais sintomas da doença podem ser característicos de diversas outras doenças, portanto se você apresenta um ou mais desses sintomas procure o seu médico, além do diagnóstico ele irá te indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Não se automedique, o consumo de vitaminas em excesso, especialmente quando o corpo não está sofrendo com a falta deles, pode acarretar diversos problemas para a sua saúde, ou seja, ao invés de melhorar a sua saúde você pode provocar danos a ela. Por isso, cuidado e consulte o seu médico.

Tratamento da anemia

O tratamento da anemia pode ser feito com cuidados com a alimentação, aumentando a ingestão de alimentos ricos em ferro, como é o caso do feijão, da ervilha, da lentilha, agrião, cheiro verde, couve, bife de fígado, rim e coração de qualquer animal, mariscos desde que consumidos crus.

Em alguns casos apenas os cuidados com a alimentação não são o suficiente para tratar a anemia, sendo necessária a complementação com vitaminas e com ácido fólico, uma vez que o ácido fólico como aliado contra a anemia apresenta grande eficácia.

Em casos mais severos de anemia, além de uma alimentação rica em ferro e o consumo de vitaminas e ácido fólico é necessário o consumo de algum tipo de medicamento, o seu médico é quem irá identificar as suas necessidades e caso seja necessário a complementação com algum medicamento ele irá te indicar o mais adequado para o seu caso.

Ácido fólico como aliado contra a anemia

O uso do ácido fólico como aliado contra a anemia tem se mostrado muito eficaz, pois o ácido fólico atua diretamente nas células sanguíneas, estimulando sua formação e ajudando o nosso organismo a realizar uma melhor absorção do ferro ingerido.

Apenas o seu médico poderá te dizer se no caso é recomendado a utilização de ácido fólico como aliado contra a anemia, converse com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *