O que acontece se eu não consumir ômega 3, 6 e 9?

o que acontece se eu nao consumir omega 3 6 e 9

Muitas pessoas já ouviram falar dos ômegas 3, 6 e 9 (ácidos graxos), mas nem todos sabem exatamente o que consumir ômega 3, por exemplo, pode fazer com o organismo. Sendo assim, é importante que todos compreendam para já a importância desses elementos e como eles precisam estar presentes no organismo.

No geral, cada um deles ajuda a fazer com que o colesterol bom que temos em nosso corpo cresça, e é capaz de minimizar os níveis de triglicérides e o colesterol ruim, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.  Sendo assim, é muito importante consumir ômega 3 caso não queira ter certas consequências.

Importância de consumir ômega 3

Já que você viu anteriormente os benefícios gerais de colocar na sua dieta esses ácidos graxos, é hora de ficar por dentro da importância de consumir ômega 3, que de todos é o mais famoso.

É preciso consumir ômega 3 principalmente porque ele age diretamente no cérebro, fazendo com que ocorra a manutenção das funções cognitivas (Exemplo: memória recente, atenção, planejamento e linguagem), aconteça ação anti-inflamatória e ainda tenha o auxílio na transmissão de impulsos nervosos.

Sendo assim, ele consegue prevenir variados tipos de doença, como a depressão, a ansiedade e até mesmo o mal de Alzheimer. E caso você não o consuma, você estará mais propício a tê-las.

Esse tipo de elemento pode ser achado em uma boa quantidade em peixes, em oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas e nozes) e também em sementes como de chia e também de linhaça. Portanto, é importante colocar esses alimentos em sua rotina.

Porém, caso você não goste e não consiga se alimentar de qualquer uma dessas opções, há o comércio de diversas versões para você conseguir esse ácido graxo, muitas vezes em práticas cápsulas.

Razão de consumir Ômega 6

Agora que você já sabe sobre a importância de consumir ômega 3, está na hora de entender sobre o ômega 6.

O ômega 6 é um tipo que se faz presente em todas as células do corpo, porém, isso não significa que somos capazes de produzirmos pelo nosso organismo. Muito pelo contrário, isso apenas indica que precisamos consumi-lo todos os dias.

Ele auxilia na formação das membranas celulares e também da retina. Além do mais, ele ainda ajuda na síntese de hormônios de nosso corpo, contribuindo também com o bom funcionamento do sistema imunológico.

Sendo assim, caso não o consumamos, características como o mau funcionamento de nosso sistema de defesa poderão ocorrer.

Ele está em alimentos como nozes, óleo de soja ou ainda de canola. Além de também ser adquirido em cápsulas.

Importância do Ômega 9

O último, porém não menos importante: ômega 9. Ele é extremamente importante, uma vez que é uma espécie de anti-inflamatório que auxilia até mesmo na prevenção de doenças como o câncer, além de ser um grande amigo na luta contra doenças do coração e que causem o envelhecimento antecipado de células.

Portanto, caso não o consuma, estará bem mais propício a essas doenças.

Geralmente, ele pode ser encontrado em óleo de oliva e canola também, porém ainda pode ser achado em azeitona, abacate e oleaginosas.

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