Para que serve a biotina?

para que serve a biotina

Que as vitaminas do complexo são de grande importância para o nosso organismo você já deve saber, mas você conhece cada uma das vitaminas que integram o complexo B? O chamado complexo B é formado por oito vitaminas, cada uma com uma função específica para o nosso organismo. Nesse texto, nós iremos abordar a funcionalidade de uma dessas vitaminas, a vitamina B7 ou biotina, mais especialmente sobre para que serve a biotina.

Apesar de as vitaminas do complexo B serem de grande importância para que nosso organismo funcione corretamente, nosso corpo não produz a quantidade necessária de nenhuma dessas vitaminas. Para evitar a deficiência de vitaminas do complexo B é muito importante cuidar de nossa alimentação, pois através dela é possível suprir a nossa necessidade dessas vitaminas.

Conhecendo o complexo B

O complexo B é formado por oito vitaminas, são elas as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada uma delas atua complementando a funcionalidade das outras, e falta dessas vitaminas em nosso organismo pode causar alguns sintomas como fadiga, boca seca constante e inflamações na boca e na língua, entre outras.

Nem sempre nossa alimentação é capaz de suprir nossa necessidade de vitaminas do complexo B, de modo que muitas vezes é necessário complementar a boa alimentação com vitaminas, para garantir que nosso corpo receba todas as vitaminas necessárias para o seu bom funcionamento.

Para que serve a biotina?

Dentre as vitaminas que formam o complexo B está a vitamina B7, também conhecida como biotina, cuja deficiência apesar de ser bastante rara pode causar sintomas como dores musculares, aumento da taxa de glicemia, unhas fracas e quebradiças, cabelos fracos, sem vida e quebrando facilmente, em alguns casos podendo levar até mesmo a calvície, entre outros.

A biotina é uma grande aliada estética, uma vez que ela é a responsável por manter a pele viçosa e as unhas e cabelos fortes, e sua deficiência é um grande inimigo das mulheres.

Respondendo à pergunta para que serve a biotina podemos dizer que ela é uma aliada da beleza, uma vez que ela influi diretamente na beleza e viço da pele, e na força e no crescimento das unhas e dos cabelos, além de deixá-los sempre fortes.

Para quem deseja ter unhas compridas e fortes, e cabelos longos e com brilho manter os níveis de biotina é primordial. Você pode encontrar biotina em alimentos como amendoim, nozes, tomate, cebola, cenoura, amêndoa e couve-flor.

Caso você não consiga manter os níveis de biotina apenas com a alimentação, você pode complementar sua alimentação com o consumo de vitaminas, desse modo você consegue garantir não apenas manutenção de sua beleza, mas também a saúde e o bom funcionamento do seu organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *