Para que serve picolinato de cromo?

para que serve picolinato de cromo

Picolinato de cromo nada mais é do que um suplemento para auxiliar no emagrecimento, geralmente é indicado a pessoas que são fissuradas por doce. Ele diminui a vontade descontrolada de comer doces, mantendo os níveis de insulina e glicose normais no organismo.

Cromo é um mineral presentes em diversos alimentos. Brócolis, suco de uva, batatas e bananas são exemplos de alimentos que contem cromo na sua composição.

O picolinato de cromo facilita a absorção de glicose que estão presentes na corrente sanguínea, sendo assim, evita que o pâncreas fique sobrecarregado em produzir insulina. Devido a menor quantidade de açúcar no corpo, o índice de diabetes acaba sendo menor.

Vendido nos mercados de suplementos, o picolinato auxilia na diminuição de colesterol, e é conhecido por ajudar na perca de peso, e na redução de gordura corporal. Além de ajudar na construção da massa muscular.

A dosagem recomendada geralmente é de 5 a 35 microgramas ao dia, geralmente é aconselhado que se tome durante a principal refeição.  É preciso não exagerar, pois pode trazer consequências drásticas para o corpo.

Quais são os benefícios que o picolinato de cromo traz?

O suplemento traz inúmeros benefícios para o corpo. Algum deles seriam o fato de ajudar a combater diabetes, obesidade e auxiliar na construção de massa muscular. O cromo ajuda a processar os carboidratos e gorduras presentes no corpo, além de otimizar o papel da insulina.

Ele evita o aumento da reserva energética do nosso corpo, no caso são as gorduras estocadas.  Pessoas que fazem dietas podem usar esse suplemento, já que quase todas as dietas restringem os doces e carboidratos do cardápio.

Para quem quer emagrecer, o ideal é tomar o picolinato paralelo a prática de exercícios físicos regulares, uma corrida ou andar de bicicleta já auxiliam. Uma alimentação saudável também é muito importante para o processo.

Efeitos colaterais do picolinato

Assim como a maioria dos suplementos, o picolinato de cromo se utilizado em grandes quantidades pode causar efeitos colaterais diversos. Alguns dos efeitos mais comuns são diarreia, dor de cabeça, ânsia de vomito, e insônia.

Algumas pessoas podem apresentar alergia ao mineral cromo, sendo assim é melhor procurar algum médico antes de começar a se auto medicar com picolinato. Pessoas com diabetes, câncer e problemas imunológicos precisam de uma avaliação médica para saber se vale ou não a pena começar a tomar.

Alguns estudos informam que o excesso no uso pode ter efeitos mais severos do que uma simples diarreia. Pode trazer mudanças no DNA em relação à combinação dele com outras substâncias químicas, e em alguns casos isso pode levar a pessoa que consome a pílula ter câncer.

Além disso, o uso frequente e em grandes quantidades podem irritar o sistema gastrointestinal, sendo assim, pode causar uma úlcera, ou até mesmo dermatites.

É sempre bom procurar uma nutricionista para saber se vale a pena você investir nesse suplemento. Como várias outras coisas, ele traz benefícios, mas pode ser a porta de entrada para algum problema mais grave.  Antes de sair tomando, descubra se não é alérgica ao cromo, assim o resultado poderá ser mais acessível para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *